Oficina de prática em Mediação do Mediativa: modelo baseado em competências

A riqueza do modelo oferecido nas "Oficinas de Prática em Mediação" do Instituto Mediativa está na prática voltada para a aquisição de competências autocompositivas onde o futuro mediador se aperfeiçoa mediando casos reais principalmente através de convênios de cooperação.

Oficina de prática em Mediação do Mediativa: modelo baseado em competênciasDe um lado, temos os Mediadores já formados ou em fase de formação
estimulados a continuar praticando mediação por meio dos convênios
de parceria entre o instituto e seus parceiros.

De outro lado, temos os supervisores do Instituto Mediativa que atuam
diariamente há muitos anos mediando conflitos nos Cejuscs, nas Varas
de Família, nas empresas, nas escolas, organizações, etc.

Segundo o Manual de Mediação Judicial 6ª edição , a formação adequada em competência autocompositiva demanda tempo, diligência e determinação.

Assim, como sugerido no Manual acima, aplicamos o princípio de aprimoramento constante buscando através de supervisões dos atendimentos de casos reais, qualificar o mediador utilizando linguagem neutra, cooperativa, estimuladora, despersonalizada, não adversarial e aberta que leve a pluralidade de visão favorecendo a troca e o aprendizado de excelência entre o mediador/supervisor experiente e o mediador em formação.

Neste semestre, estarei com muita disposição oferecendo supervisão na âmbito do judiciário.

Segundo Paulo Freire:

 "Não nasci marcado para ser um professor assim (como sou). Vim me tornando desta forma no corpo das tramas, na reflexão sobre a ação, na observação atenta a outras práticas, na leitura persistente e crítica. Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte."

 

Luciana Meirelles
Psicoterapeuta e Mediadora | Facilitadora de Comunicação| Docente e Supervisora

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.