Perspectiva Relacional – 4ª Edição

O que acontece na relação entre as pessoas, quando uma quer ter mais razão que a outra e diz: “Ou ele me escuta ou não converso mais com ele...!”.

Que jogo elas estão jogando?

Qual será a importância da colaboração e do diálogo?

Como as relações são construídas e porque a comunicação é tão importante?

O que pode ser gerado quando as pessoas conversam colaborativamente?

Essas são algumas perguntas que nos instigam...

Fazendo uma ponte entre teorias e práticas, é nesse mundo de entendimentos e desentendimentos, de encontros e desencontros, que queremos mergulhar no curso Perspectiva Relacional.

Temos vivido um tempo de grande complexidade, de mudanças constantes no pensar e agir, onde as explicações ou verdades absolutas de antes, não dão mais conta.

Esse contexto que traz desafios e conflitos para a vida das pessoas se agravou com a pandemia, criando mais necessidade de conferir significados e ter uma escuta mais apurada. Destacamos as dificuldades de comunicação e sua importância como construtora de relacionamentos e a necessidade de mais empenho para alimentar diálogos: no trabalho, na família e na vida social.

Nesse cenário, o objetivo do nosso curso é compartilhar entendimento, sobre o processo de construção e desenvolvimento de relações sociais e de trabalho, permitindo que profissionais de qualquer área gerem novos conhecimentos e relações colaborativas, através da comunicação.

Para isso, partimos de premissas que valorizam os diálogos, como ferramentas básicas na construção de relacionamentos e a contribuição dos saberes individuais, que conjugados nas conversações e trocas conferem riqueza e novos significados, colocando os indivíduos como protagonistas.

A metodologia do curso é colocar as teorias em ação, num processo de aprendizagem conjunto. Esse enfoque é importante diante de realidades que se renovam continuamente, criando outras demandas e interrogações.

Essa postura contribui para a incorporação de um novo modo de se colocar no mundo, que por sua vez demanda constante adequação, ressignificação de saberes e conhecimentos, úteis e necessários a cada contexto, tempo, lugar e cultura.

A incorporação da perspectiva de mudança constante, a percepção de: “o que hoje é uma resposta, pode deixar de ser amanhã”, para nós é o grande resultado que esse curso/processo pode ter: a transformação do individuo, seu novo olhar para viver, compreender e pensar, se beneficiando das transformações do seu entorno, sem esquecer que essa mudança passa por uma escolha do individuo, exercitando seu protagonismo.

Depoimentos de quem participou de edições anteriores

“Para mim, o ponto de partida foi me conscientizar de como me relacionava na vida profissional e pessoal e poder ressignificar minha postura. Para isso, foi fundamental a abordagem de colocar a teoria em prática!”. (Maria Rita Lovro)

“O curso me proporcionou um mergulho na minha formação, de modo a criar novas conexões entre saberes já conhecidos e, o desejo de experimentar e conhecer outros, criando novas trilhas.” (Marilia Telles)

“O curso mudou minha relação comigo mesma e com os outros..... Passei a olhar, entender e respeitar cada relação!!” (Antonieta Porto).

Programação do curso

1. Construção de contexto: características do mundo contemporâneo e nossa perspectiva de aprendizagem.
2. Comunidade colaborativa
3. Comunidade de prática e aprendizagem
4. Comunidade generativa
5. Construcionismo social
6. O ser relacional
7. Saber de experiência
8. Jogos de linguagem

Modalidade

Online na plataforma Zoom (presencial no ambiente virtual).

Horário

Segundas feiras: das 18h00 às 22h00

Idealização, Co-docência e Coordenação das edições anteriores: Vania Curi Yazbek (in memorian)

Equipe Docente

Flávio F. Prado, Joyce R. Markovits, Lizete E. Prata e Violeta Daou

Inscrições
Tel: (11) 97759-6624 (Valdelice)

PARA MAIS INFORMAÇÕES
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO