Formação de Docentes em Mediação Transformativa Reflexiva

CURSO INSTITUTO MEDIATIVA – 1º SEMESTRE DE 2020

  1. FORMAÇÃO DE DOCENTES
    Responsável Docente: Vânia C. YAZBEK

O Instituto Mediativa tem como PROPOSITO:

Ser Centro de referência em métodos de gestão de conflitos, para promoção da cultura do diálogo por meio de práticas, capacitação e educação continuada.

Ratificando este propósito, foram formatados dois cursos inéditos, um de Formação de Docentes e outro de Formação de Supervisores, na abordagem Transformativa Reflexiva, para formar profissionais de qualidade, para o mercado, ora em expansão.

Acreditamos que, a competência para colocar o conhecimento em ação, é fruto de uma prática constante e de uma atualização continuada, fazemos esse CONVITE, aos profissionais mediadores e, também, aos que já tenham experiência docente, na perspectiva de reciclagem e de construção coletiva do conhecimento teórico e prático.


Curso de Formação de Docentes
Curso de Formação de Docentes
Essa formação é voltada para profissionais com formação teórica e prática em Mediação.

Foi desenhado a partir do conceito central de "Comunidades de aprendizagem e de prática" segundo a formulação de Mário Rodriguez-Mena Garcia uma vez que, segundo nosso entendimento, guarda estrita coerência teórica e prática com os paradigmas contemporâneos que informam as práticas institucionais do Mediativa.

O formato conversacional “Comunidades de aprendizagem e de prática” favorece o compartilhamento dialógico de experiências e, a construção coletiva de novos conhecimentos, na medida em que os laços de amizade e confiança se consolidam e os membros do grupo passam a se expressar livremente, “constituindo uma forma nova de manejar o conhecimento, onde se combinam a prática, o aprendizado e a inovação”. É possível afirmar que, o maior produto de uma comunidade de pessoas que compartilham sua prática é a aprendizagem espontânea que emerge dessas ações colaborativas e dialógicas.

A) Conteúdo programático:

  • Capacitando o mediador como um praticante reflexivo”- (Yazbek e Bernardes, 2016).
  • Construcionismo social na perspectiva do “ser relacional” –(Gergen 2015).
  • “O Saber da experiência”- (Bondia, 2002).
  • “Perspectiva generativa da comunidade de aprendizagem e de prática”- (Dora
    Schnitman, 2015; Mena Garcia, 2015).

B) Comunidade de Aprendizagem e prática em ação:

  • Construção da identidade de um formador de formadores, especificando metas a serem alcançadas e reflexão sobre processo que os pode conduzir nessa trajetória;
  • Compartilhamento e incorporação de recursos/práticas de vida, de cada um.
  • Preparação e apresentação de uma aula de livre escolha dentro de um programa de sua própria autoria.

Duração: 40 horas

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Valdelice - Apoio Administrativo
E-mail: administrativo@mediativa.org.br
Tel: 11 97759-6624