Práticas de Diálogo no Cotidiano Escolar

Curso: Práticas De Diálogo No Cotidiano Escolar: Semear E Nutrir A Paz Juntos

Professora: Cecilia Pereira de Almeida Assumpção

Público alvo: gestores, professores, estudantes de pedagogia, supervisores escolares, coordenadores pedagógicos, mediadores e demais interessados no tema.

Carga horária: 12 horas

INTRODUÇÃO
O papel da educação na promoção da paz se refere ao resgate de valores universais de todo e qualquer ser humano, em termos justos e pacíficos para toda a comunidade escolar. Educar para paz é uma construção cotidiana a partir de e para a ação pedagógica. Compreender como ela se manifesta nas relações no dia a dia no ambiente escolar e como praticá-la, aprender a conviver juntos, com base na prática de valores do diálogo e escuta, tais como, empatia, inclusão, solidariedade, cooperação, respeito, confiança, para construir e fortalecer a convivência e a manutenção da cultura de paz nas escolas.

OBJETIVO
Desenvolver habilidades para uma convivência saudável e sobre a participação ativa de todos os atores no ambiente escolar em prol de melhor aprendizagem e do desenvolvimento de uma cultura do diálogo e da escuta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Sensibilizar para uma visão diferente dos temas Conflito e Violência. Mudança de paradigma das formas de pensar, sentir e agir, diante de conflitos e atos violentos;
  • Preparar os participantes para uma adesão e construção de sentido aos princípios e valores que embasam uma boa convivência;
  • Mobilizar o movimento para a Cultura de Paz;
  • Identificar competências e habilidades para uma conversa eficiente, competências socioemocionais e BNCC, habilidades comunicacionais, janela da disciplina social;
  • Oferecer práticas circulares: Círculos proativos a serem utilizados na rotina escolar de maneira sistemática e intencional: Hora de Círculo, Construção de Combinados, Círculos de: Classe, Funcionários, Professores, Pais, etc.; Mediação informal e as perguntas norteadoras.
  • Elaborar Plano de Ação “Semeando as relações na escola”.
  • Registros que acompanhem a evolução do percurso restaurativo: de cada integrante do grupo, do grupo como um todo e do educador participante no seu processo formativo.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

  • Promoção da Cultura de Paz e não-Violência (Manifesto 2000, UNESCO)
  • Conflito, violências: direta (agressão) e indireta (estrutural e cultural).
  • Convivência, Competências socioemocionais e BNCC, Habilidades comunicacionais: escuta ativa, encorajamentos mínimos, técnicas comunicacionais, perguntas norteadoras e mediação informal.
  • Janela disciplina Social (limite x apoio), papel do educador
  • Práticas Circulares: Construção de Combinados, Hora de Círculo, Círculo de Classe (Tansforming Conflit).
  • Plano de Ação “Semeando as relações” e elaboração de registro, como sistematização do percurso feito.

METODOLOGIA
O curso é cuidadosamente estruturado de maneira a guardar estreita coerência entre princípios norteadores e possibilidades de ação, uma integração entre o saber e o saber fazer para que ocorra uma mudança de paradigma, do pensar, sentir e agir.

Aulas expositivas intercaladas com dinâmicas online pela plataforma Zoom: participação interativas, trocas de ideias, sistematização de conceitos norteadores.

Os participantes que cumprirem com a frequência mínima de 80% receberão certificado de participação no curso.

O material didático será fornecido por meio eletrônico.
Curso online pela plataforma Zoom com professores ao vivo



Cecilia Pereira de Almeida Assumpção
Facilitadora e capacitadora de práticas restaurativas em instituições públicas e privadas.
Membro do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa e integrante da equipe Justiça em Círculo, voltada à realização de cursos e implementação de Práticas de Justiça Restaurativa pelo Brasil. Mediadora de conflitos e capacitadora de mediadores transformativos. Licenciada pelo ILAPR/IIRP – Instituto Latino Americano de Prácticas
Restaurativas/International Institute for Restorative Practices. Sócia fundadora da Escola ALFA de Educação

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