Justiça em Círculo – Nosso Percurso

São Caetano do Sul

2006 – PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2006 - capacitação de práticas restaurativas no projeto: “Comunidade e Justiça em parceria para a promoção de respeito e civilidade nas relações familiares e de vizinhança: um experimento de Justiça Restaurativa e comunitária, Bairro de Nova Gerty, São Caetano do Sul – SP” (1º ano).
Em meados no mesmo ano, teve início um segundo projeto piloto em São Caetano do Sul/SP denominado “Restaurando Justiça na família e na vizinhança: Justiça Restaurativa e Comunitária no bairro Nova Gerty”, contou com o Instituto Familiae, por Vania Curi Yazbek, Cristina Telles Assumpção, Marta dos Reis Marioni e Violeta Daou, participaram das capacitações dos facilitadores e constituindo o primeiro embrião da Equipe “Justiça em Círculo”, especializada em capacitação para projetos de Justiça Restaurativa. Esse embrião fortaleceu-se diante da necessidade de se formalizar uma equipe com o objetivo de capacitar atores de projetos restaurativos, de promover e disseminar a Justiça Restaurativa no Brasil, além de consultoria para “aculturação” de metodologias estrangeiras dada a experiência de suas integrantes adquirida na implementação da Terapia Familiar (1989) e Mediação Transformativa (1996).

2008 - Fórum, Escolas e Comunidade em SCS. Capacitação de práticas restaurativas na etapa de sedimentação do projeto “Justiça Restaurativa e omunitária em São Caetano do Sul: parceria pela cidadania”.

2010 - Capacitação de facilitadores no Projeto “Novas Metodologias de Justiça Restaurativa com Adolescentes e Jovens em conflito com a lei”. Projeto proposto pelo CDHEP em parceira com Vara de Infância e Juventude de SãonCaetano do Sul / SP com o Núcleo de Pesquisa - Violências: sujeito e política do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social PUC-SP; a ABMP- Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude.

Campinas

2008 - CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas e VIJ – Vara da Infância e Juventude de Campinas (parceria)

2008 – Capacitação de práticas restaurativas nas escolas e no Fórum, no projeto: “Justiça & Educação – Novas Perspectivas” Responsáveis pelo projeto: Juiz Dr Richard Pae Kim e Silmara Cristina Ramos Quintana.

São José dos Campos

2009 a 2011- SME - Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos 2009 – parceira com o CECIP Centro de Imagem Popular. Capacitação de práticas restaurativas nas escolas, no Fórum e na comunidade: “Agentes de Mudança e Facilitadores de Práticas Restaurativas: uma opção para resolver conflitos”. Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos.

Macapá

2014 – Ministério Público de Santana municípios do Amapá. Capacitação de facilitadores de práticas de Justiça Restaurativa e supervisão no Projeto “Círculos Restaurativos Reconstruindo afetos e pacificando relações familiares”.

2015 – Promotoria Pública de Execuções Penais do Amapá em parceria com IAPEN Instituto Administração Penitenciária, SEBRAE Amapá, VEPMA – Vara de Execução de Medidas Alternativas. “Formação de multiplicadores de práticas de justiça restaurativa.

2016 – SEED - Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público, no município de Santana/AP, inicia um novo projeto, denominado Escola Restaurativa, construído com objetivo de promover uma cultura de paz Nas escolas.

2023 – SEMAS - Secretaria de Municipal de Assistência Social em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Curso de capacitação em Conferência de Grupo Familiar.

Rondônia

2014 – Núcleo Psicossocial da 1ª vara da Infância e Juventude de Porto Velho. Projeto “Justiça Restaurativa” para Assistentes Sociais e Psicólogos do tribunal de Justiça de Rondônia e representantes da Secretaria de Educação de Porto Velho e comarcas de todo o Estado de Rondônia.

Mato Grosso

2019 – Programa de Justiça Restaurativa em Aripuanã. Projeto desenvolvido como parceiro técnico do Instituto Votorantim, para capacitação de educadores em creche, Escola Municipal e Estadual de Conselvan/MT.

Barueri

2011 a 2014 - Capacitação de facilitadores de práticas restaurativas no Projeto “Justiça Restaurativa no Município de Barueri”. Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Barueri em parceria com o Mediativa e participação do CECIP. Novas turmas 2012 e 2013 com coordenação da Equipe Justiça em Círculo para Escolas.

2024 - Capacitação de 40 integrantes de Escolas de Ensino Infantil, Fundamental I e II e Médio para atuarem como facilitadores de práticas de Justiça Restaurativa e multiplicadores da cultura restaurativa entre gestores e educadores de escolas previamente indicadas pela Secretaria Municipal de Educação. Módulo Teórico e Prático com total 70 horas.

São Paulo

2006 – Projeto Heliópolis e Guarulhos: Fórum, Escolas e Comunidade. Capacitação de práticas restaurativas na 1ª etapa de implementação do projeto: “Justiça e Educação em Heliópolis e Guarulhos: parceria para a cidadania”.

2010 – Capacitação de facilitadores no Projeto “Novas Metodologias de Justiça Restaurativa com Adolescentes e Jovens em conflito com a lei”. Projeto proposto pelo CDHEP em parceira com Vara de Infância e Juventude de São Caetano do Sul / SP o Núcleo de Pesquisa - Violências: sujeito e política do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social PUC-SP; a ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude.

2010 – Projeto de pesquisa e publicação de um livro “Justiça Restaurativa em casos de abuso sexual intrafamiliar de crianças e adolescentes” em parceria com Instituto NOOS e ABMP – Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude.

2011 – Secretaria Estadual de Educação – Diretoria de Ensino Centro-Sul, em parceria com o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular e do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa. Capacitação de facilitadores de práticas restaurativas no Projeto “Agentes de Mudança e Facilitadores de Práticas Restaurativas: uma opção para resolver conflitos.”

2015 /2016 - Projeto desenvolvido na Fundação Bradesco: Curso online com Tutoria “Mediação de Conflitos e Abordagem Restaurativas” para equipes gestoras de escolas da Fundação.

2015 /2016 – Cursos semestrais e intensivos de “Formação de Facilitadores Multiplicadores em Práticas Restaurativas”.

2019 /2020 – Projeto refugiados “Longe de casa”. Círculos de Integração online mensal.

2017/2025 – Projeto: Reinserção Familiar e Social do Dependente Químico em situação de vulnerabilidade social. Processos Circulares semanais nas casas de abrigo: Moradia Monitorada (Secretaria Municipal da Saúde) e Casa terapêuticas da ONG ABCP – Vila Mariana e Saúde (Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social).

2019 e 2022 – Curso de Conferências de Grupos de Conferência Familiar na Escola Paulista da Magistratura para facilitadores de Justiça Restaurativa em diversas comarcas do Estado de São Paulo.

2021/2024 - Secretaria de Educação do Município de Cajamar/SP – Implementação de Práticas de Justiça Restaurativa nas escolas.

2020 – 2021 – Projeto de Consultoria para implementação das Práticas Restaurativas na Diretoria Regional Pirituba Jaraguá/SP.

2021 – Participação voluntária no Núcleo de Justiça Restaurativa em Santo Amaro. Atendimento de casos na vara de Família e sensibilização nas escolas públicas e privadas na região de Santo Amaro.

2021 – Curso online “Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa – princípios, valores e aplicabilidade”.

2021 - Curso de formação de facilitadores de Conferência de Grupos Familiares para Operadores Sociais de Sorocaba/SP.

2022 – Curso online “Facilitação de Diálogos em Roda de Conversa”. SESC / SP.

2023 – Curso online “Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa”.

2023 – 2025 - Projeto “Círculo de Mulheres” vítimas de violência doméstica no CRCM – Centro de Referência da Mulher e Cidadania – Capão Redondo.