Mediação condominial e de vizinhança – Teoria e Prática

Sobre A Experiência De Aprendizagem

Qual o nome da sua Experiência de Aprendizagem?

Mediação condominial e de vizinhança.

Sobre o tema ou assunto dessa Experiência de Aprendizagem

A vida em sociedade urbanizada obriga a convivência social próxima com pessoas de diferentes características individuais, e diferentes desejos e anseios. Conflitos entre vizinhos sempre foi um foco de tensões sociais, para tanto desenvolver a cultura do diálogo nessas situações se torna fundamental.

Adquirir ferramentas para facilitar o diálogo em situações de conflitos baseadas na Mediação Transformativa emerge como a melhor abordagem para busca de soluções e tomada de decisões ao lidar as tensões naturais da convivência.

Por que participar desta Experiência de Aprendizagem?

Conhecer e desenvolver habilidades para manejar situações de conflitos. Adquirir conhecimento da legislação pertinente. Conhecer métodos de mediação para promover o diálogo em situações de conflitos preservando interesses individuais e coletivos, com criatividade e originalidade.

Pré requisitos

Preferencialmente pessoas com atuação na facilitação de diálogos, mediadores e envolvidos com as temáticas afins.

Conteúdo da Experiência

Será desenvolvido o conhecimento para a facilitação do diálogo qualificado, segundo os princípios e metodologia das práticas restaurativas, inspiradas nos valores da Justiça Restaurativa e da aplicação da Mediação Transformativa de Conflitos, com a expectativa da construção de consensos e de paz social comunitária.

  • identificar responsabilidades dos profissionais envolvidos (administradores, síndico, conselheiros, presidentes de associações e os usuários das propriedades);
  • conhecer padrões de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade relacional;
  • compreender os deveres e direitos de vizinhança em condomínios, loteamentos e na cidade em geral;
  • identificar “tipos” de moradores dentro de perfis proativos, colaboradores, nocivos à convivência etc., com características próprias de personalidade, para auxiliar a lidar com conflitos no dia a dia da vida em comunidade;
  • noções de planejamento de ações de administração imobiliária nos relacionamentos entre proprietários e ocupantes em geral, e em especial na funcionalidade das áreas comuns e privativas;
  • métodos tradicionais de trato dos conflitos - aplicação de advertências e multas;
  • atuação dos profissionais nas assembleias e na gestão de conflitos pontuais destas comunidades, seja em conflitos que envolvam vizinhos de parede, seja em conflitos que envolvam toda a comunidade, e ainda em conflitos que envolvam a comunidade e o entorno territorial do condomínio;
  • construção de diálogos coletivos restaurativos de tecidos sociais comunitários de vizinhança.

Como você vai se engajar

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão a troca de ideias e compartilhar com o docente suas próprias experiências. Serão utilizadas proposições de problemas, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelo docente. Serão utilizados recursos como textos enviados previamente, vídeos apresentados na aula, filmes recomendados que os alunos assistam antes, etc.. Serão igualmente propostos que algumas discussões sejam realizadas na dinâmica de diálogo circular, com a construção de valores e diretrizes.

Para quem esta Experiência de Aprendizagem foi pensada

Pessoas com perfil de mediador e/ou facilitador de diálogos – preferencialmente profissionais envolvidos com o ciclo de produção imobiliária (arquitetos, urbanistas, incorporadores, corretores de imóveis, administradores de imóveis, de condomínios e loteamentos, gestores prediais, síndicos e demais profissionais interessados no tema), preferencialmente com formação em Mediação e facilitadores de diálogo restaurativo.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
MEDIAÇÃO CONDOMINIAL E DE VIZINHANÇA

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO