Depoimentos

Depoimentos e testemunhos importantes de Adriana Lopes Schneider, Maria Helena de Macedo S Leuzzi, RONALD SETTON e outros.

O Instituto Mediativa proporciona discussão teórica e prática supervisionada com extrema competência, nos dando a oportunidade de reflexões constantes e necessárias ao desenvolvimento dessa profissão. Parabéns à equipe!

Adriana Lopes Schneider

Aluna em fase de certificação em Mediação Transformativa Reflexiva 2017

Cada vez que assisto a um curso ou workshop do MEDIATIVA, saio muito enriquecida pela qualidade da exposição e profundidade dos conteúdos apresentados por mediadores experientes e qualificados.

Maria Helena de Macedo S Leuzzi - "in memoriam"

O QUE EU LEVO DO MEDIATIVA....

Finalização modulo teórico 2018
“Certeza que fiz uma ótima escolha “
“Me fez voltar as minhas origens que me
conectam com o que eu queria ser “
“Cheguei olhando muito para os outros
e passei a olhar para mim”
“Me senti abraçada, pois compartilhamos
objetivos comuns”
“buscar coisas novas, principalmente
dentro de mim”
“Estou forte”
“Escutar”

“Me ouvir”

Turma do 2º semestre de 2018

Mediativa, uma história......

Novembro, 2018, um CEJUSC em São Paulo, a escrevente me chama discretamente e me comenta de um caso que o coordenador quer me encaminhar.
Momentos depois estão na minha mesa: um casal já divorciado com seus respectivos advogados, um casal que adotou temporariamente a filha dos divorciados por orientação do Conselho Tutelar, e entram dois escreventes e dois estagiários na sala.
Ambiente tenso, os advogados não me deixam iniciar os trabalhos querendo dar a sua versão das outras reuniões, enfim peço calma e respiro profundamente.
Em frações de segundo recordo cenas de quase vinte anos atrás, na empresa com a presença de uma mediadora, em que se queria falar ao mesmo tempo e sem paciência para escutar o outro.
Deixo os pensamentos passarem e iniciamos as abordagens.
Mais de duas horas depois, os entraves começam a se dissolver, e agora com os advogados participando na dissolução dos conflitos, emerge uma solução que vai sendo moldada para atender a todos.
Meus pensamentos voltam anos atrás e por imagens do caminho percorrido, e por todas as aberturas e novas construções, as quais fui passando ao longo dos anos.
Voltando ao presente, o termo é redigido; e os advogados me pedem que chame a adolescente para dentro da sala e relate como se chegou a solução e a contribuição de cada qual. Momento de muita emoção, reconciliação, choro e abraços.
Depois em conversa informal os escreventes e estagiários querem saber qual foi a receita ou a formula. Não sei se isto existe como tal, sei que foi um caminho de aprendizado, de reflexão e transformação.

Meu agradecimento a toda a equipe do Instituto Mediativa.

RONALD SETTON
Mediador

Projeto Práticas Restaurativas do Instituto Mediativa e a Justiça em Circulo em parceria com o Instituto Votorantim apoiado por Nexa

Cristina Telles Assumpção na Secretaria Municipal de Aripuanã.

A publicação se encontra no site do Projeto Aripuanã
https://www.projetoaripuana.com.br/noticias/detalhe/id/62

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.