Nossa História

Fundado em 2007, o Instituto Mediativa é uma organização pioneira na capacitação de mediadores, o que possibilitou ao longo dos anos, a formação de equipes de trabalho com mediadores/conciliadores atuantes com um mesmo objetivo:
trabalhar na teoria e na prática as atitudes e as habilidades que formam um mediador de excelência.

Voltando um pouco no tempo, em 2005, nascia o Centro de Mediadores do Instituto Familiæ SP, um ponto de referência em Mediação Transformativa.

Os mediadores formados nessa época buscavam ampliar o campo de trabalho na Mediação ainda restrito. As perspectivas que se abriam naquele momento surgiam através da atuação conjunta de profissionais de diversas áreas de formação(psicólogos, assistentes sociais, advogados e tantos outros) que atendiam em mediação casos reais nas Oficinas de Prática (1) formando também, diversos Grupos de Estudos.

Assim, em nossa origem, repertórios diversos e multidisciplinares foram se integrando, orientados pela busca de benefícios múltiplos: atendimento à comunidade, formação do mediador e produção de conhecimento. Alguns exemplos dos grupos iniciais de trabalho: GMFam - Grupo de Mediação Familiar; GMed – Grupo de Mediação Educacional; GMae - Grupo de Mediação Amor Exigente; Projeto Audiências Híbridas – embrião do processo de diálogo entre dois universos distintos – o formal e hetero compositivo do Judiciário e o informal e auto compositivo da Mediação(2).

O formato "associação sem fins lucrativos" emergiu de inúmeras reuniões e pesquisas e, em novembro de 2007, com a presença de 63 mediadores formados pelo Instituto Familiæ SP foi realizada a Assembleia de fundação e assinatura do Estatuto da associação.

A partir de então, o engajamento do mediador vem se dando de forma natural em projetos institucionais do MEDIATIVA onde, de maneira contínua e supervisionada, o interessado segue praticando e se aperfeiçoando como mediador.

Credenciado desde 2012 pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – TJSP e atendendo aos requisitos da Resolução CNJ 125/10, o conteúdo da formação foi revisto para garantir a certificação Judicial dos mediadores interessados.

Em 2017, com 10 anos de existência, foi momento de olhar o futuro da associação (OSCIP) e, o modelo de Governança Corporativa com vários comitês e conselho de administração com mais de 20 membros/conselheiros, provocou a reflexão:
como gerenciar e dar conta do Mediativa do futuro?

Realizando uma consultoria externa e independente redefinimos e refundamos o MEDIATIVA para: "Centro de referência em métodos de gestão de conflitos, para promoção da cultura do diálogo por meio de práticas, capacitação e educação continuada."

Em 2019 surge a proposta inovadora de oferecer aos mediadores, associados ou não, possibilidades de engajamento e participação como futuros agentes multiplicadores, por meio da Formação de Formadores (docentes e supervisores) na abordagem Transformativa Reflexiva, de profissionais de qualidade, para o mercado em expansão.

Chegamos até aqui com a certeza de que reconhecer e divulgar nossa história amplia a conexão com o momento presente, homenageia nosso passado e desenha nosso futuro!

(1) Para detalhes sobre as OFICINAS DE PRATICA- ver capítulo 5 do livro: Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes – coordenadoras Tania Almeida, Samantha Pelajo e Eva Jonathan – Editora Jus Podivm

(2) Para conhecer o projeto veja artigo publicado no volume 38 da Revista Nova Perspectiva Sistêmica- Audiência Híbrida: uma inovação no Judiciário das autoras: Ana Cristina Magalhães, Cecília Assumpção, Luciana Meirelles, Maria Inês Três Rios, Sueli Renberg, Suzana Guedes e Vania Yazbek.