Práticas de Diálogo no Cotidiano Escolar

Curso: Práticas De Diálogo No Cotidiano Escolar: Semear E Nutrir A Paz Juntos

Professora: Cecilia Pereira de Almeida Assumpção

Público alvo: gestores, professores, estudantes de pedagogia, supervisores escolares,
coordenadores pedagógicos, mediadores e demais interessados no tema.

INTRODUÇÃO
O papel da educação na promoção da paz se refere ao resgate de valores universais de todo e qualquer ser humano, em termos justos e pacíficos. Educar para paz é uma educação a partir de e para a ação. Compreender como ela se manifesta nas relações cotidianas no ambiente escolar e como praticá-la, aprender a conviver juntos, com base na prática de valores do diálogo, tais como, empatia, inclusão, solidariedade, respeito, confiança, para construir e fortalecer a convivência e a manutenção da cultura de paz nas escolas.

OBJETIVO
Desenvolver habilidades para uma convivência saudável e sobre a participação ativa de todos os atores no ambiente escolar em prol de melhor aprendizagem e do desenvolvimento de uma cultura do diálogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Sensibilizar para uma visão diferente dos temas Conflito e Violência. Mudança de paradigma das formas de pensar, sentir e agir, diante de conflitos e atos violentos;
  • Preparar os participantes para uma adesão aos princípios e valores que embasam uma boa convivência;
  • Mobilizar o movimento para a Cultura de Paz;
  • Identificar competências e habilidades para uma conversa eficiente, competências socioemocionais e BNCC, habilidades comunicacionais, janela da disciplina social;
  • Oferecer práticas circulares: Círculos proativos e reativos a serem utilizados na rotina escolar de maneira sistemática e intencional: Hora de Círculo, Círculo de Construção de Combinados, Círculos de: Classe, Funcionários, Professores, Pais, etc.;
  • Elaborar Plano de Ação “Semeando as relações”.

METODOLOGIA
O curso é cuidadosamente estruturado de maneira a guardar estreita coerência entre forma e conteúdo, uma integração entre o saber e o saber fazer para que ocorra uma mudança de paradigma, do pensar, sentir e agir.
Aulas expositivas intercaladas com dinâmicas online.
O material didático será fornecido por meio eletrônico.

CONTEÚDO

  • Promoção da Cultura de Paz e não-Violência (Manifesto 2000, UNESCO)
  • Conflito, violências: direta (agressão) e indireta (estrutural e cultural)
  • Convivência, Competências socioemocionais e BNCC, Habilidades comunicacionais: escuta ativa, encorajamentos mínimos, técnicas comunicacionais, perguntas norteadoras e mediação informal
  • Janela disciplina Social, papel do educador
  • Práticas Circulares: Construção de Combinados, Hora de Círculo, Círculo de Classe (Tansforming Conflit)
  • Plano de Ação “Semeando as relações”

Cecilia Pereira de Almeida Assumpção
Facilitadora e capacitadora de práticas restaurativas em instituições públicas e privadas.
Membro do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa e integrante da equipe Justiça em Círculo, voltada à realização de cursos e implementação de Práticas de Justiça Restaurativa pelo Brasil. Mediadora de conflitos e capacitadora de mediadores transformativos. Licenciada pelo ILAPR/IIRP – Instituto Latino Americano de Prácticas Restaurativas/International Institute for Restorative Practices. Sócia fundadora da Escola ALFA de Educação Infantil 1974-2021, pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, terapeuta familiar e de casal, psicodramatista socioeducacional. Coautora dos livros: Justiça Restaurativa, Práticas e Reflexões e Práticas Restaurativas, um novo olhar para o conflito e a violência. Atualmente é voluntária no Núcleo de Justiça Restaurativa de Santo Amaro.

Curso pela plataforma zoom com professores ao vivo

Carga horária: 16 horas

Datas: 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de maio 2023. (2ª e 3ª feiras) das 19:00 às 21:00:

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