Escuta com Enlace – Uma postura participativa no diálogo

Sobre A Experiência De Aprendizagem

Qual o nome da sua Experiência de Aprendizagem?

“ESCUTA COM ENLACE: Uma postura participativa no diálogo”

Palestrante: Mathias Mendes Wolff

Sobre o tema ou assunto dessa Experiência de Aprendizagem :

Como ser um efetivo facilitador de conversas?
Um mediador, conciliador, coach, terapeuta, ou gestor de pessoas deve ter escuta atenta e comprometida. Sua postura precisa ser desprovida de preconceitos ou julgamento de valores.

Enlace Pragmático” é nova ferramenta de comunicação que contribui para a construção dessa postura.

A ferramenta do “Enlace Pragmático” vai ajudá-los no processo de escuta qualificada e produtiva mantendo-os atentos a como aquilo que ouvem os afeta.

A ferramenta do “Enlace Pragmático” vai ajudá-los a ouvir as falas do cliente, mantendo-se atentos com as suas próprias afetações e usá-las como recursos para aprimorar ainda mais a sua escuta.

Vocês vão entender como a ferramenta do “Enlace Pragmático” pode ampliar e aprimorar a qualidade de sua escuta e de suas perguntas nesse novo modo de ouvir o que foi dito e de como foi dito pelo cliente.

Por que participar desta Experiência de Aprendizagem?
Para estarmos mais atentos às nossas afetações frente as falas do cliente e assim poder ter uma escuta mais reflexiva e participativa explorando, juntos, novos caminhos de diálogo.

Conteúdo da Experiência
Iniciaremos o curso fazendo um percurso pelo “Pensamento Sistêmico”, “Teoria do Observador”, “Postura Reflexiva” e a “posição do “NÃO SABER”, para depois apresentarmos a ferramenta do Enlace Pragmático a partir da articulação dos seguintes conceitos:

  • Giro Linguístico.
  • Jogos de Linguagem (Ludwig Wittgenstein).
  • A ordem do Discurso (Michel Foucault).
  • Marcas do Discurso (Marilene Guirado).
  • Subjetividade como Rede Linguística (Richard Rorty).

Como você vai se engajar
Com a ferramenta do “Enlace Pragmático” você vai aprender a se escutar mais, e assim reconhecer e discriminar suas emoções, identificando o que pode ser atribuído ao cliente, e o que deriva de seus próprios sentimentos.

Reconhecendo-as, você poderá nomeá-las e assim conduzir a conversa da forma mais produtiva e eficiente.’

Para quem esta Experiência de Aprendizagem foi pensada?
Para todas as pessoas que trabalham como facilitadores de diálogos e que tenham interesse em aperfeiçoar seus processos de escuta.

Datas
1º Semestre 2025: Abril 2,9,16,23 e 30
2º Semestre 2025: A definir.

Horário
18:30 às 21:30 horas

Carga horária
15 horas

PARA MAIS INFORMAÇÕES
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