Formação em Mediação: um curso conceito

Antes de decidir-se pela formação em Mediação, o interessado em capacitar-se como MEDIADOR pelo Instituto Mediativa, é convidado a conhecer a equipe docente, o conteúdo programático e o propósito da nossa formação.

O espaço aberto é um momento importante especialmente construído para ampliar as informações, compartilhar dúvidas e expectativas.
Podemos compará-lo com a etapa da pré mediação cujos objetivos estão voltados para a adesão de todos às regras e aos compromissos que envolvem e garantem o processo de mediação.

Oferecemos no espaço aberto uma moldura para o que virá pela frente durante o período da formação.

Faz parte do processo de tornar-se um mediador o desejo de participar de um novo momento social onde se aprende de forma solidária e respeitosa, uma nova forma de comunicação interpessoal.

Chamamos nossa formação de um CURSO CONCEITO porque cada mediador capacitado pelo Mediativa terá a oportunidade de perceber que o conteúdo teórico adquirido em sua formação somente ganhará efetividade e qualidade se for aplicado na prática de atendimentos de casos concretos.

Dessa maneira, o engajamento do futuro mediador se dará de forma natural em projetos institucionais do MEDIATIVA onde, de maneira contínua e supervisionada, poderá continuar praticando e aperfeiçoando-se como mediador.

Após 10 anos de atividades integralmente voltadas para a ampliação da CULTURA DO DIÁLOGO, nós do MEDIATIVA acreditamos que, capacitar adequadamente os terceiros facilitadores atualmente significa oferecer um espaço adequado para que os participantes possam pensar e experimentar de maneira vivencial cada um dos temas que definem a Mediação.

Acreditamos sobretudo que, a Política Pública inserida e implementada pelo Judiciário, promove o alcance e as garantias para o desenvolvimento da mediação/conciliação em todo o país ao mesmo tempo em que precisa dar liberdade para que a capacitação de mediadores não esteja restrita a modelos uniformes de capacitação.

Assim, a formação do mediador como praticante reflexivo é a meta de nossos cursos e oficinas sendo que, a interlocução e a supervisão são os instrumentos que mais propiciam essa reflexão, porque convidamos os participantes a fazerem uma revisão constante de suas crenças e práticas em relação aos conflitos de interesses, formando mediadores que acreditam que a formação é um processo contínuo de revisão de preconceitos, crenças e valores.

Luciana Meirelles
Psicoterapeuta e Mediadora | Facilitadora de Comunicação| Docente e Supervisora

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.