Cecilia Pereira de Almeida Assumpção

Áreas de Atuação:
Escolar e Familiar

Nome:
Cecilia Pereira de Almeida Assumpção

Formação:
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Terapeuta Familiar e de Casal, Psicodramatista socioeducacional, mediadora de conflitos.

Atividades Profissionais:
Diretora Pedagógica da Escola ALFA de Educação Infantil

Publicações:
Supervisão em Mediação: Uma Abordagem Sistêmica de Apresentação de Caso. Revista Nova Perspectiva Sistêmica, uma publicação NOOS. Dezembro de 2015. Ano XXIII.
Responsabilização coletiva: uma prática para construção de paz na convivência escolar. Revista Veras, Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. Volume 5. 2015.
Coautora do livro: Justiça Restaurativa em Ação. Práticas e Reflexões. Capítulo 1 e 12. Editora Dash. 2014.
Trilogia da edição AVISA-LÁ, revista para a formação de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Esta série trata-se da relação entre escola e museu – um projeto pedagógico desenvolvido na área de artes durante o ano da 29ª Bienal de Arte de São Paulo. Nº 46, 47 e 49. Títulos: “O Conteúdo não é Vermelho”, “A criança e a Arte Contemporânea” e “A Arte do Cotidiano: realidade e criação”. Novembro 2011.
Construção e Apropriação do Conceito de Grupo Autogerido: Uma Ferramenta para Construção do Próprio Grupo. Revista Nova Perspectiva Sistêmica. Uma parceria Multiversa, Noos e Familiae. Abril 2010, Ano XIX. Número 36.
Este artigo relata a construção e a apropriação de um conceito de funcionamento de grupo autogerido trabalhada em um curso de capacitação para docentes em Justiça Restaurativa. Esse trabalho possibilitou o reconhecimento e gerenciamento de modos de funcionamento do próprio grupo com autonomia e sustentabilidade durante e após o término do curso. O grupo beneficiou-se com a construção de um processo que inclui a voz de todos os participantes numa prática de diálogo colaborativo. O grupo autogerido que toma decisões dessa maneira adquire a habilidade para ser um agente efetivo de transformação social.
Audiência Híbrida: Uma Inovação no Judiciário. Revista Nova Perspectiva Sistêmica. Uma parceria Multiversa, Noos e Familiae. Dezembro 2010. Ano XIX. Número 38. Autoras: Ana Cristina Magalhães, Cecilia Pereira de Almeida Assumpção, Luciana Meirelles, Maria Inês Três Rios, Sueli Renberg e Suzana Guedes.
O projeto “audiências híbridas” é uma parceria entre o Mediativa - Instituto de Mediação Transformativa- e alguns juízes de Varas de Família e das Sucessões da Capital do Estado de São Paulo, pelo qual mediadores do Instituto participam de audiências de conciliação, como facilitadores do diálogo entre as partes. Utilizando-se de técnicas e ferramentas da mediação transformativa reflexiva, os facilitadores ajudam as partes a se fortalecer e a interagir de forma colaborativa, com responsabilidade e comprometimento.

Contato:
Tel.: +55 11 9 9999-6444
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